terça-feira, 3 de agosto de 2010

Estamos em saldos? Não!

É impossível não ouvir umas bocas depois das vendas de Moutinho e Veloso. Muitas pessoas, sportinguistas inclusive, dizem que o nosso clube está em saldos. Comentários de que descordo inteiramente. Vamos por partes:

1) O SCP fez na época passada a pior campanha dos últimos tempos, desvalorizando brutalmente os seus jogadores, ao contrário do nosso rival;

2) O mercado está em crise! Vejam os valores dos principais negócios do futebol europeu e tirem as vossas próprias conclusões. O único clube que foge à regra é o milionário Manchester City que, gastou 30M no trinco do Barcelona (Yaya), 32M num dos melhores extremos do futebol espanhol (David Silva), 18M no melhor lateral canhoto a actuar em Itália (Kolarov), entre outras movimentações;

3) As cláusulas de rescisão são meros valores de referência que servem para proteger as principais coqueluches, sendo a maioria das transacções realizadas por valores bastante abaixo das mesmas;

Estamos num tempo em que parece que o Benfica é o exemplo a seguir. Toda a gente elogia a sua política e os jornais fazem capas todos os dias sobre eles, ridículas diga-se de passagem.
Ora vejamos:

a) Di Maria foi vendido por 25M mais alguns milhões por objectivos. Foi o melhor jogador da última edição da Liga portuguesa e, é um extremo canhoto titular da selecção argentina. Foi adquirido ao Rosario Central por uma verba a rondar os 8M. Contas feitas, temos uma mais valia de cerca 17M por um jogador que brilhou na última época e que lhe é reconhecido um grande potencial (apesar de eu não o achar);

b) Ramires vai ser vendido por 20,5M. O Benfica tem 50% do passe, o que fará com que receba 10,25M. Vendeu a outra metade do passe por 6M a um grupo de investidores. Somando, recebeu no total menos de 17M, tendo investido 7,5M.
Mais-valia igual a cerca de 9,5M por um médio muitas vezes titular da selecção canarinha de 23 anos!

c) O SCP vendeu João Moutinho, um jogador estagnado que nem ao mundial foi, capitão sem brio, por 11M mais metade do passe de NAC, um central do agrado de muitos portugueses, que lhe reconhecem potencial. (Mais-valia igual a cerca de 11M);

d) Miguel Veloso rendeu 7M mais o passe de Alberto Zapater, médio possante titular em todas as categorias de base da fortíssima Espanha. Estes valores, confirmados à momentos, não agradará a grande parte dos adeptos do nosso clube, mas tenho a certeza que neste negócio ficaremos mais fortes.


Afinal de contas quem está em saldos?! Bem, creio que nem o Sporting nem o Benfica estão em saldos. Analisados os pontos acima referidos e, perante a crise que paira no mercado internacional e a época desastrosa do nosso clube, estamos a fazer maus negócios? Não!!

11 comentários:

  1. Muito boa analise. Venham os criticos, vá...

    ResponderEliminar
  2. Bem vistas as coisas, até nem estamos assim tão mal nem o Benfica assim tão bem!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Penso que a questão que se coloca é: não seria melhor esperar mais uma época para vender o veloso?

    Contudo ao analisar essa questão outras se levantam, como por exemplo - precisamos do dinheiro para pagar as aquisições feitas ou para fechar futuros negócios?, ou até para suportar a folha de ordenados engrossada pelos salários elevados dos jogadores que não têm qualidade? Que vamos fazer com os 7M?

    Por mim acho que o valor do veloso foi um pouco baixo, contudo se os 7M servirem para fechar 1 ou 2 jogadores que serão mais valias para o SCP (nomeadamente um PL e um extremo) fico muito satisfeito.


    Se não for adquirido nng penso que o negócio não é bom porque: 1º Ao final de algum tempo o velos atinou e parecia-me mais adulto que antes, 2º não existe a garantia que fiquemos mais fortes (o ZAPATER poderá não se adaptar) e 3.º penso que na proxima época o veloso poderia sair por mais dinheiro.

    Tenho de esperar para ver o que será feito pelos dirigentes/técnicos do sporting e só depois tirar conclusões.

    Com este comentário não estou a criticar nng, estou apenas a dar a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Boa análise.

    O sport carnide está em vantagem pelos resultados desportivos recentes conseguidos com os activos partilhados com os fundos.

    De resto, se se inverterem esses resultados a nosso favor, espero que os dirigentes saibam geri-los.

    ResponderEliminar
  5. Exactamente! Bem escrito sim senhor

    ResponderEliminar
  6. Claro que o anormal do sportingatemorrer tinha uma opiniao oposta a tua!
    Bom artigo. Quem me dera que todos tivessem a visao tao clara e racional como a tua
    Força leao

    SL

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo dito! Há que respeitar as outras opiniões, desde que sejam argumentadas e não baseadas num ódio infundado.

    Bom artigo

    ResponderEliminar
  8. A questão é se correr mal este ano que é que se vende para o ano???

    ResponderEliminar
  9. Anonimo das 00.21,

    Confesso que tive exactamente esse pensamento hoje à tarde. Vamos ter de esperar para ver e acreditar neste plantel.
    De qualquer forma é uma óptima intervenção. Temos de ganhar este ano e valorizar jogadores como Carriço, Zapater, Vukcevic, Matias e muitos outros.
    SL

    ResponderEliminar
  10. Subscevo o post, além claro de que os jogadores vendidos já cá não estavam, eram tipo maças podres.

    ResponderEliminar